Iniciativa cultural do CNA-Brasil e Grupo Teatral ARCA anunciam a segunda temporada da peça 1915 de Arthur Haroyan

News, NOTÍCIAS

O grupo ARCA em conjunto com o CNA Brasil (Conselho Nacional Armênio do Brasil) anunciam os preparativos para a segunda temporada do espetáculo “1915” de Arthur Haroyan com direção de Rogério Rizzardi. A temporada será durante todas as quartas e quintas-feiras do mês do abril de 2015 no Viga Espaço Cênico Rua Capote Valente, 1323 em Pinheiros um dos polos culturais de São Paulo. A segunda temporada visa fazer uma homenagem aos mártires armênios de 1915 e divulgar o centenário do Genocídio Armênio.

Cultural initiative of the Armenian National Committe of Brazil and Theatrical Group ARCA announce the second season of the play 1915 writen by Arthur Haroyan.

The ARCA group together with the ANC Brazil announce the preparations for the second season of the play “1915” writen by Arthur Haroyan and directed by Roger Rizzardi. The season will be on every wednesday and thursday of April 2015 in Viga Espaço Cênico Capote Valente street, 1323 in Pinheiros, one of the cultural centers of São Paulo. The second season aims to make a tribute to the Armenian martyrs of 1915 and promote to the Centennial of the Armenian Genocide.

(Portal Estação Armênia) Mais uma vez o Grupo Teatral ARCA em conjunto com o CNA-Brasil (Conselho Nacional Armênio – Brasil) anunciam os preparativos para a segunda temporada do espetáculo “1915” do dramaturgo Arthur Haroyan com a direção de Rogério Rizzardi.

Como em 2015 rememora-se o centenário do Genocídio Armênio que foi desencadeado em 24 de abril de 1915, a peça será encenada todas as quartas e quintas do mês de abril de 2015 no Viga Espaço Cênico na rua Capote Valente, 1323 em Pinheiros, um dos bairros culturais da cidade de São Paulo como forma de homenagear os mais de 1,5 milhões de mártires armênios assassinados pelo governo turco-otomano.

O Vice-Presidente do CNA- Brasil Kevork Zadikian, um dos coordenadores do projeto, ressalta a importância dessa segunda temporada: “Certamente a peça vai contribuir com a divulgação da injustiça junto ao grande público. É uma oportunidade que nós temos de levar arte e informação e promover a discussão sobre os direitos humanos.”

O extermínio de aproximadamente 1,5 milhão de armênios constituiu o primeiro genocídio do século XX, reconhecido por parte da comunidade internacional, mas negado sistematicamente pelos governos turcos que estiveram no poder desde a queda do Império Otomano até os dias de hoje. O intuito da encenação é transmitir acontecimentos intensos e obscuros da história mundial, que ao serem negligenciados é como se nunca tivessem existido.

Abaixo, assista ao teaser da peça:

A peça é importante para expor a injustiça e contar a verdadeira história deste povo, que em alguns países foi proibida de ter o seu reconhecimento devido, e de alguma forma protestar contra esta barbárie que não pode ser esquecida ou ignorada. É uma forma de expressão de um povo que teve que calar sua dor e que ainda hoje sofre com a negligência dos fatos que viveram. Os fatores históricos, dramáticos e estéticos caracterizam “1915” como uma peça envolvente, inusitada que tem o objetivo de elucidar, refletir e comover o seu público. O espetáculo “1915” será realizado através da iniciativa cultural do CNA- filial Brasil(Conselho Nacional Armênio).

O Presidente do CNA-Brasil, James Onnig Tamdjian declarou: “a defesa do reconhecimento do genocídio é na verdade uma das muitas formas de se prevenir que novos crimes dessa magnitude aconteçam. Divulgar é prevenir e nada melhor do que uma peça de teatro de alta qualidade para esse fim.“

Fique por dentro das novidades, curta a página do espetáculo “1915”, no Facebook!

O idealizador e dramaturgo Arthur Haroyan concedeu uma breve entrevista ao Portal Estação Armênia.

Portal: Arthur, para um ator como você, que veio da Armênia e hoje está ativo na cena cultural paulistana e brasileira, qual o significado de uma segunda temporada da sua peça “1915”.

Arthur: A primeira temporada foi uma realização do meu sonho. Foi uma temporada de sucesso e platéias lotadas. Tudo isso define o resultado e a importância do nosso trabalho. Todos nos ficamos felizes por isso. A segunda temporada vai ser continuação desse sonho porque esse projeto é uma missão do grupo ARCA, do diretor Rogério Rizarrdi, e todo equipe CNA Brasil.

Portal: Qual é a grande lição que os espectadores da peça “1915” vão levar para casa nesta segunda temporada?

Arthur: Objetivo dessa segunda temporada é a mesma que da primeira – mostrar para o público brasileiro os fatos históricos acontecidos com os armênios durante da primeira guerra mundial! E a grande lição da temporada que espectador tem que levar pra casa é tem que punir os culpados para não se repetir os crimes iguais…