Calendário de atividades – 102º aniversário do Genocídio Armênio

(Portal Estação Armênia) Abril, mês de lutas para os armênios no mundo todo, já tem sua agenda de atividades dos 102 anos do Genocídio Armênio.

Em evento que deu início ao mês de lutas em São Paulo, chamando a atenção dos paulistanos para a Causa Armênia, um inédito flash mob foi organizado pela Juventude Armênia do Brasil na Avenida Paulista (SP), realizado no dia 9 de abril (relembre aqui).

Agora, seguem as informações sobre demais atividades programadas para a rememoração dos 102 anos do genocídio.

Domingo – 23 de abril:

– As três igrejas armênias localizadas próximas à Estação Armênia do Metrô (região central de SP), Apostólica Armênia, Central Evangélica Armênia e a Católica São Gregório – realizam Divina Liturgia, Culto e Santa Missa, respectivamente, em memória dos 1,5 milhão de mártires do plano de extermínio dos turcos em 1915.

– Após o encerramento das cerimônias religiosas (12h30), todos os fiéis e presentes se encontram para a habitual Procissão Ao Monumento em Homenagem aos Mártires Armênios, na Praça Armênia, onde será realizado ato com depósito de coroas de flores, oração especial e participação da coletividade armênia local.

Segunda-feira – 24 de abril:

– Celebração da Divina Liturgia, mais uma vez na Catedral Apostólica Armênia São Jorge, às 10h30min.

– Ato Solene no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para homenagear os Mártires Armênios do Genocídio, dia 24 de abril, às 19h30.

Quarta-feira – 26 de abril:

– A Juventude Armênia do Brasil realiza a já tradicional Manifestação Pacífica (Marcha Pela Justiça) em frente ao consulado da Turquia em São Paulo, com apoio do Estação Armênia, do Ho.Hi.Ta (FRA), do Hamazkayin, do SAMA, do CNA – Brasil e da HOM (saiba mais).

Domingo – 30 de abril:

– A Igreja Evangélica Irmãos Armênios realiza um culto especial em rememoração aos 102 anos do Genocídio Armênio, às 18h00.

Mês de Maio

No dia 13 de maio, o Clube Armênio e o CNA – Brasil realizam o Seminário “A questão Armênia no século XXI”, com participação de professores, juristas e pesquisadores.
Entrada franca e aberta ao público interessado.

Endereços:

Clube Armênio – SAMA
Avenida Professor Ascendino Reis, 1450 – Vila Clementino – SP.

Catedral Apostólica Armênia do Brasil (S. Jorge)
Avenida Santos Dumont, 55 – Bom Retiro (São Paulo)

Paróquia Católica Armênia (S. Gregório)
Avenida Tiradentes, 718 – Bom Retiro (São Paulo)

Igreja Central Evangélica Armênia
Avenida do Estado, 1.191 – Bom Retiro (São Paulo)

Igreja Evangélica Irmãos Armênios
Rua Maria Curupaiti, 117 – Santana (São Paulo)

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Parque Ibirapuera (São Paulo)